quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Etica na operação em 6K

Ha uma certa polemica quanto a operação em 6K, principalmente em 40 metros. Muitos colegas reclamam que a operação atrapalha, o audio fica horrivel, que esparrama muito, principalmente com o uso de um linear. Entenmdo que a faixa dos 40 metros e muito grande, o suficiente para acomodar todos os radio amandores, sem que haja prejuizo para ninguem, basta fazermos uma escuta para se perceber que ha muitos burados na faixa. Os grupos normalmente se organizam por afinidades, por rodadas, etc, pois vejamos ha um grupo em 7170, 7135, 7093, 7080, 7060, 7058, cada grupo com as suas caracterisitcas, foi, é e sempre será desta forma, é da natureza humana.

Por essa razao a turma do ESSB  escolheram as frequencias 7050, 7098 normalmente para operar a modalidade ESSB-6K, a boa etica recomenda que antes de abrir a banda, que inicie a operação em 2,7K e depois de algum tempo de operação abra para 6K e divirta-se. Normalmente eu escuto em 6K e rotineiramente monitoro as transmissoes dos colegas com o spectralab, o que me permite uma perfeita visualização das caracteristicas de minha RX e poder ajustar a TX de acordo.

Eu acredito que um Linear mal calibrado e ajustado cause um maior esparramento na QRG do que uma operação em ESSB, causando muito mais incomodo e transtorno aos colegas que estejam operando em QRG vizinhas.

Mas não se preocupem, ha espaço para todos, basta operar com etica e educação que tudo se acomoda.

Bons QSO´s, DX´s, etc...e preferencialmente em ESSB-6K.

Postou PY1BT-Alexandre

Um comentário:

  1. Boas noites!

    Adorei ler o blogue.
    Aprendi bastante e tenho a certeza que muitos colegas vão valorizar a magnifica informação que este blogue nos oferece.
    Tomei a liberdade e mostrei o vosso excelente trabalho aos Radio-amadores Portugueses, no TX RX Fórum:

    http://tx-rx.forumeiros.net/f11-audio-ssb-hi-fi

    Para ver, ler e participar vai ter que fazer um simples registo.

    Obrigado e peço á equipa deste Blogue que continue!!

    ResponderExcluir