sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CONFIGURAÇÕES INICIAIS NO DEQ2496, PARA USO COM A VOZ, PRINCIPALMENTE EM TRANSMISSÕES RADIOAMADORISTICAS


1. RESET = Com o DEQ2496 desligado, pressione os botões “Compare” e “Memory” simultaneamente  e ligue o DEQ2496.


2. Eliminar qualquer distorção de alta frequencia: No DEQ, # 3, paginas 1, 2 e 3, no threshold, que inicialmente está com parâmetro de -15 dB, ajustar.


eSSB Hi Fi Setup


Usando o Behringer DEQ-2496 Mastering Processor


O Behringer DEQ-2496 é um polivalente processador "Mastering" que um excelente controle sobre a dinâmica vocal e adequada EQ. Eu poderia apontar que este processador pode não ser para todos. Se você é um operador casual e  não tem necessidade de qualquer tipo de processamento intenso ou cirúrgica, o 2496 será, provavelmente, um exagero para você, mesmo que você ainda possa se beneficiar dele. No entanto, se você precisa o melhor em EQ e dinâmica de processamento de Mid-Fi, Hi-Fi para SSB e / ou áudio AM, então o DEQ2496 é uma jóia para o preço.


O sistema de menus é muito rico e leva um pouco de tempo para se dominar. Esta página foi desenvolvida para auxiliar na configuração inicial do 2496. Espero que ele não seja muito doloroso como experiência. Tentei mantê-lo tão organizado quanto possível.









Ligar e observar a versão do software
 
A primeira coisa que devemos fazer é verificar a versão do software do 2496. Isto é feito pressionando a tecla "UTILITY". A versão é relatada no canto superior direito da janela de exibição. Versão 2.5 é a revisão mais recente do software da Behringer e inclui algumas correções, bem como algumas funções mais variável. Se sua versão é inferior a este, considere o download da versão mais recente do software e baixe o "Midi-Ox", programa de controle de midi usado para transferir as informações do software do seu computador para o 2496. Instruções sobre como atualizar o 2496 através de uma transferência de midi está disponível no "DEQ2496-upgrade" num outro arquivo nosso. O DEQ2496 pode vir carregado com a versão 1.2b ou 1.3, ou outras, que ainda funcionam muito bem, se você não desejar atualizar.









Menus and Setup

Os menus principais são acessados ​​pressionando um dos 9 botões do lado direito da 2496.


Primeiro você deve observar que no painel traseiro existe um interruptor "MAX". Mudar para o nível de 22 dBu. Isto estabelece um extra de 10 dBu de capacidade de ganho máximo e permitirá um pouco mais "headroom" com picos de sinal.







UTILITY Menu Pages 1, 2 & 3



Pressionando o botão UTILITY será exibida uma das três "páginas" de menus. Selecione a Página 1 (GENERAL SETUP) premindo o botão "PAGE", no canto superior esquerdo da tela principal. Ajuste o contraste da tela (CONTRAST) girando o botão superior menor, marcadoPUSH / TURN”. Uma pequena seta à esquerda da tela irá se mover ao girar esse botão. Uma vez que a seta está apontando para CONTRASTE, altere seu valor, girando o botão grande. O meu (software versão 2.5) é definido para um valor de contraste de 50. Selecione o que funciona melhor para você.



Seguindo os mesmos procedimentos para a seleção e os valores do parâmetro, certifique-se que os valores indicados nas páginas 1, 2 e 3 do menu UTILITY são como mostrado abaixo:






BYPASS Menu


O menu "Bypass" permite selecionar quais módulos você vai ou não vai estar usando. Gostaria de sugerir que você ignore os módulos que você não vai usar. Você pode fazer isso selecionando o módulo usando o botão grande, e em seguida, empurrando o botão grande, resultando em um módulo que fica marcado com um "X". Eu escolhi “bypassar” os módulos GEQ e LIMITER desde que realmente você não irá precisar desses e se o PEQ e módulos DYN acabarem configurados corretamente. Veja a ilustração abaixo:


I/O Menu Pages 1, 2 & 3



O menu "I / O" (Entrada / Saída) permite que você configure quais entradas e saídas que você irá utilizar e também configura a fonte de entrada RTA (Real Time Analyzer). Veja as ilustrações abaixo:






NOTA IMPORTANTE: Você pode achar que os valores numéricos indicados no menu a seguir não podem ser encontrados em seu DEQ2496. Isso é porque você está usando o modo "Course" no botão que seleciona os valores. Basta pressionar o botão e uma resolução mais fina ficará disponível.








Behringer DEQ2496 - premissa para os parâmetros abaixo




Os seguintes parâmetros universais (útil para todos os aplicativos) foram derivados de testes extensivos pelo radioamador Tyler, KA0KA, usando o seu gerador de função e um osciloscópio para determinar os melhores parâmetros para o mínimo de distorção de uma fonte de sinal de onda na saída do DEQ2496.

Além disso, as freqüências centrais DEQ, e suas respectivas larguras de banda, foram otimizados para simular um compressor multi-banda verdadeiro que cobre todo o espectro de áudio: 20Hz ~ 20kHz.



Para mostrar um exemplo de parâmetros incorretos vs parâmetros corretos, ver os padrões nos seguintes escopos:



 

 
Parâmetros incorretos gerados inicialmente nos testes:




Foto cortesia do radioamador Tyler -KA0KA


Parâmetros correto:








Foto cortesia do radioamador Tyler - KA0KA











 

 
As configurações ótimas para o Behringer DEQ2496, são as seguintes:


Seção Extendida para baixo (Se não usarmos o Compressor - Recomendado)


DYN Pagina 1 (EXPA. iluminado – texto preto e fundo laranja)


Ratio: 1:1.6


DYN Pagina 2


Attack: 13.18 ms


Release: 49.9 ms


DYN Pagina 1 novamente


Não falando, ajuste o "Threshold" de forma que o "LR GAIN" level fique -15


Quando você falar normalmente, a marcação do "LR GAIN" deverá reduzir-se para 0.


(Meu controle "Threshold" finalizou bem nos testes com -45dB)






Seção Compressor (Se não usarmos o “EXPA” (Expander))




DYN Página1 (COMP)


*Ratio: 1:X


DYN Página 2 (COMP)


Attack: 2.77 ms


Knee: Usar a sua preferência


Release: 85 ms


*O “Ratio” utilizado irá depender do material de programa usado como preferência…


Ratios acima de 20:1 podem ser classificadas como suaves e duras como limite


Ratios acima de 6:1 podem ser classificadas como suares e duras como compressão


Ratios acima de 2:1 podem ser classificadas como nivelamento macio a média compressão.









Seção “Limiter”


DYN Página 2 (LIMIT MENU)


Hold: 30.6 ms


Release: 304.2 ms

Seção DEQ


DEQ #1


DEQ Página 1, DEQ #1


M-Gain: -15dB


Ratio: 1:100


DEQ Página 2, DEQ #1
Attack: 2.77ms


Release: 105.4ms


DEQ Página 3, DEQ #1


Mode: BP


Frequency: 40.4


BW (OCT): 4
DEQ #2


DEQ Página 1, DEQ #2


M-Gain: -15dB


Ratio: 1:100
DEQ Página 2, DEQ #2


Attack: 61.59ms


Release: 50.9ms


DEQ Página 3, DEQ #2


Mode: BP


Frequency: 408


BW (OCT): 5
DEQ #3


DEQ Página 1, DEQ #3


M-Gain: -15dB
Ratio: 1:100


DEQ Página 2, DEQ #3


Attack: .30ms


Release: 20ms


DEQ Página 3, DEQ #3


Mode: BP


Frequency: 10023


BW (OCT): 5


Notas:


Depois de entrar com todos os parâmetros corretos, como acima, os limites individuais “Threshold” para DEQ NO # 1 e DEQ NO # 2, devem ser redefinidos para -5dB de redução de ganho.




Importante: No DEQ NO #3, o controle de “threshold” poderá ser ajustado de forma a eliminar interferências nas freqüências altas.




Os valores centrais de freqüência do DEQ e a largura de banda (bandwidth) geradas através dos ajustes acima são: DEQ1: 20Hz~300Hz, DEQ2: 300Hz~2.5kHz, DEQ3: 2.5kHz~20kHz








PEQ (Equalizador Paramétrico) Páginas 1 & 2


Your PEQ settings will vary depending on several factors: Transceiver bandwidth, the microphone being used, your voice and the desired audio you want to produce. In the generic example displayed below, I have adjusted for a TX bandwidth of about 3 to 4 kHz using a dynamic microphone. If you will be using a condenser microphone, do not add as much low frequency boost because a condenser will have about 6~10dB more of low frequency amplitude available.




Suas configurações PEQ irão variar dependendo de vários fatores: largura de banda do transceptor, o microfone a ser utilizado, a sua voz e de áudio que você quer produzir. No exemplo genérico exibido abaixo, eu tenho ajustado para uma largura de banda TX de cerca de 3 a 4 kHz usando um microfone dinâmico. Se você usar um microfone  de condensador, não coloque parâmetros de forma a aumentar as freqüências muito baixas, porque um microfone a condensador terá cerca de 6 ~ 10dB de amplitude nas freqüências mais baixas.



NOTE: Os filtros PEQ abaixo, são apanas exemplo!


eSSB Settings usando um microfone “dinâmico” (3~4kHz de largura de banda)




Se a sua largura de banda, por exemplo, for de cerca de 6 kHz, então o DEQ ficará significativamente diferente. Veja o exemplo abaixo, onde tenho as configurações para uma largura de banda de 6kHz:


Hi-fi eSSB Settings usando um microfone de "condensador" (6kHz de largura de banda)




NOTAS:




Tente evitar qualquer corte ou aumento na largura de banda (menos de um quarto de oitava) na área inferior baixo, pois isso pode causar algumas distorções de DSP no áudio.

As configurações acima funcionam para a minha voz e transmissor, mas não podem necessariamente trabalhar para outra pessoa. Vai levar tempo e paciência para você encontrar as suas configurações que fiquem boas para você, então experimente!




Fonte: www.nu9n.com


Traduzido por PY1WZ - Valério

16 comentários:

  1. PARABENIZO AOS COLEGAS DE PETROPOLIS PELA CRIAÇAO DESTE BLOG!!! EM PARTICULAR AO MEU ILUSTRE AMIGO E COLEGA RADIOMADOR PY1TTN-HUMBERTO, AO QUAL ADIMIRO E RESPEITO PELOS OTIMOS TRABALHOS APRESENTADOS.. FRUTO DE MUITA DEDICAÇAO E PESQUISAS, TRANSMITINDO AOS AMANTES DO HI-FI TUDO QUE ELE VEM APREENDENDO E CONQUISTANDO AO LONGO DO TEMPO.. PARABENS MESMO HUMBERTO! CONTINUE ASSIM SENDO ESTA PESSOA
    MARAVILHOSA E ESTREMAMENTE EDUCADA QUE VC É..
    HIFI NA VEIA.COM KKK
    73
    Py4JW-JÉBER

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Boas noites!

    Adorei ler o blogue.
    Aprendi bastante e tenho a certeza que muitos colegas vão valorizar a magnifica informação que este blogue nos oferece.
    Tomei a liberdade e mostrei o vosso excelente trabalho aos Radio-amadores Portugueses, no TX RX Fórum:

    http://tx-rx.forumeiros.net/f11-audio-ssb-hi-fi

    Para ver, ler e participar vai ter que fazer um simples registo.

    Obrigado e peço á equipa deste Blogue que continue!!

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  4. Bons dias,

    Quero desde já felicitar e dar os parabéns aos colegas de petropolis pela criação deste blogue porque a partir do momento que comecei a ler-lo e a entende-lo compreendi melhor o que era o EssB.!! Em especial quero também agradecer ao Colega PY1TTN-Humberto que me deu uma grande ajuda nesta questão. Quero também dizer que é um exelente ser humano porque não é quaquer um que dá tanto do seu conhecimento sem pedir nada em troca.
    Muito Obrigado
    Hi-Fi EssB Forever

    73´s
    Hugo Almeida
    31RC167

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  5. OLA!MEU ULTRA CURVE PRO COLOCOU UMA MENSAGEM
    (FATAL ERRO -> RESET DEVICE! ERRORCODE: 1)
    E TRAVOU TUDO O QUE EU FAÇO?

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  6. OLA!MEU ULTRA CURVE PRO COLOCOU UMA MENSAGEM
    (FATAL ERRO -> RESET DEVICE! ERRORCODE: 1)
    E TRAVOU TUDO O QUE EU FAÇO?

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    1. Prezado amigo, pelo visto o seu DEQ deu um erro fatal e esta solicitando um RESET COMPLETO, veja o seu manual, lá tem detalhadamente os procedimentos necessários para voce realizar o RESET. Como eu nunca tive que fazer esse procedimento e ja possuo o meu DEQ a mais de 6 anos, eu fico te devendo essa, mas se voce ainda tiver dificuldades, me avise que eu doui uma estudada no manual do meu DEQ e tento te ajudar, o meu e-mail direto é alouro@ambl.com.br um forte 73

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    2. AMIGO ESTOU TENDO DIFICULDADE SE VC PODER ME AJUDAR VEJO QUE VC É UMA PESSOA MUITO ATENCIOSA ME AJUDE POR FAVOR AGRADECE REGINALDO

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. Ola boa tarde o amigo ai que está tendo problemas de fatal error no deq 2496 conseguil solucionar o problema?

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    1. Bom amigo poderia me imsina pois estou com meu travado fatal erro se puder li agradesso

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  9. Boa noite,, tem algum contato de telefone, preciso aprender.

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  10. Meu utra couver estar travado e fatal erro reset modelo DEG2496 se auguem poder mi ajudar eu agradesso

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