segunda-feira, 5 de março de 2012

A evolução no áudio



Quantos de nós já não fomos surpreendidos, com o avançar da hora, durante o dia ou à noite, por estarmos engajados na construção, desenvolvimento e aprimoramento de antenas, amplificadores lineares, linhas de transmissão, equipamentos de construção próprios, filtros, microfones etc...
Alguns de nós mais adeptos à prática de uma modalidade, outros mais ligados a outras.

Quantas vezes deixamos de estar com nossos familiares e amigos em detrimento dos estudos, pertinentes ao nosso hobby, sobre os mais variados assuntos.

Uma conversa amiga, um encontro casual em determinada freqüência ou simplesmente uma sintonia que resulta, na maioria das vezes, em um pedido de desculpas, pois não se teve a intenção em prejudicar a outra estação.

Radioamadorismo é assim, caracteriza-se pela ajuda mútua entre os seus integrantes e principalmente pela pesquisa, e através desta, grandes avanços já foram incorporados aos equipamentos de amador. 

Já não é de hoje, que convivemos com o ingresso cada vez mais intenso, da digitalização, nos transceptores de amador, no que tange à recepção e a transmissão de sinais variados, sem levarmos em conta, a facilidade com a qual o processo digital interage nas mais variadas modalidades inseridas no radioamadorismo.
S meters, Tuners, Memórias, Scans, Menus, Displays, mudanças e avanços em geral, sejam através de um simples controle de equalizador interno de microfone ou em um sofisticado sistema de variação na banda passante de RX e TX, através de processadores cada vez mais rápidos, precisos e eficientes.

Vemos e presenciamos a cada dia, que as experiências realizadas por nós, radioamadores, foram e continuarão sendo incorporadas aos lançamentos dos fabricantes.

No campo do áudio, por exemplo, podemos destacar o equalizador paramétrico introduzido nos equipamentos da linha Yaesu, modelos, FT 950, FT2000/D, FT5000DX/D/MP, FT9000DX/D/MP, este ultimo com entrada balanceada para microfone no painel frontal, sem contar os inúmeros transceptores de outros fabricantes que hoje em dia, possuem variações na banda passante de RX e TX e outros tantos facilitadores de operação.

A tecnologia digital trouxe uma série de benefícios para a humanidade, inclusive para nós radioamadores.
Contudo para aqueles que se identificam com o processamento de áudio, dentro do radioamadorismo, o upgrade foi surpreendente. Módulos de conversão AD/DA, diagramações cada vez mais elaboradas e custos cada vez mais reduzidos, nos oferecem a possibilidade de aprimorar não só a qualidade da transmissão dos sinais de áudio, mas principalmente a recepção destes.

É muito importante que os avanços tecnológicos, com os quais nos relacionamos todos os dias, sejam entendidos, assimilados e aceitos cada vez mais por nós amadores, para que assim desenvolvamos o nosso hobby.

As palavras áudio e processamento foram incorporadas e estão mais do que nunca presentes no dia a dia do radioamadorismo, ao contrário do que alguns, infelizmente pensam e defendem como um modismo, haja vista a importância que este binômio espelha na nossa pesquisa diária para melhorar os sinais de áudio na RX e TX.

Humberto,
py1ttn@yahoo.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário